Publicidade

Prefeitura Municipal de Capela realiza audiência pública para tratar da municipalização do Hospital São Lucas

Representantes do poder público municipal, cidadãos capelenses, administradores do Hospital São Lucas – HSL e funcionários se reuniram na tarde desta segunda-feira (23), na Câmara Municipal para discutir sobre a municipalização do HSL.
Essa foi a primeira audiência pública realizada após a prefeitura mostrar interesse na municipalização do hospital. A proposta da prefeitura é de se responsabilizar pelos direitos trabalhistas e previdenciários dos servidores, e ficar com a parte física da instituição. ‘’ O Hospital não tem condições técnicas de funcionamento. Está com alvará vencido. Nosso objetivo é resguardar os direitos trabalhistas e previdenciários dos servidores, adquirir a estrutura e torná-la muito melhor. Infelizmente não podemos manter os funcionários, mas eles poderão participar do concurso público. Mas enquanto isso não resolve, amanhã (24), o Posto Médico Jaime Fernandes já terá atendimento médico 24h’’, disse Dr. Nei.

O HSL é gerido por uma Associação composta por 15 conselheiros. O presidente da Associação, é Antônio de Abílio, como em outras reuniões, se mostrou mais uma vez favorável as propostas apresentadas pela prefeitura. ‘’Defender o HSL é resgatar o passado. Eu sou a favor da municipalização. Isso irá salvar aquela instituição. É o melhor para o hospital. O melhor para o município. Irá resgatar o hospital, e é o melhor para os funcionários’’, declarou Antônio de Abílio, Presidente do Hospital São Lucas.
 
Para o povo que compareceu exitosamente, a municipalização é a saída para um atendimento mais digno e humano. ‘’ O Hospital é do povo. Foi feito pelo povo. O conselho foi feito para administrar, se não tem mais condições de fazer isso, passa para gestão municipal que tem. Rico e pobre frequenta esse hospital. A municipalização é o melhor para nossa cidade, para nosso povo. O hospital é nosso’’, aclamou da plateia dona Sueli Oliveira.
Um dos cuidados em relação a municipalização foi com os funcionários. Dona Dalva Maria, é cozinheira do HSL há mais de 21 anos, ela assim como a maioria dos funcionários do hospital também é a favor a municipalização. Dona Dalva também foi um dos funcionários que participou da manifestação que percorreu algumas das ruas da cidade, onde levantava a bandeira da municipalização do HSL. ‘’ Sou a favor da municipalização sim, porque não tem condições de continuar do jeito que está. Estamos sem receber salários certo… A gente vendo a população chegando no hospital e sem médico, todo mundo sofrendo. Sem falar do estado que se encontra o hospital hoje, precariedade. Há 21 anos que trabalho lá e nunca vi isso. A gente tem certeza que o melhor passo é a municipalização’’, relatou dona Dalva.

Dos 11 conselheiros presentes na reunião, todos votaram a favor da municipalização. Com o primeiro parecer favorável a proposta, advogados da prefeitura, que também estavam presentes na reunião, irão seguir aguardando uma nova convocação para o parecer final.
 O Hospital São Lucas possui mais de 25 anos de fundação, e está há mais de 30 dias sem atendimento médico.


Informação Prefeitura de Capela do Alto Alegre
Prefeitura Municipal de Capela realiza audiência pública para tratar da municipalização do Hospital São Lucas Prefeitura Municipal de Capela realiza audiência pública para tratar da municipalização do Hospital São Lucas Reviewed by Aelson fotos on 11:43 Rating: 5

Nenhum comentário